2 de abr. de 2014

Moradores da região do Parque das Acácias reclamam da falta de médico na UBS

O setor Parque das Acácias se transformou em uma espécie de QG da saúde e da educação para atender os moradores dos Residenciais Campo Bello e Morada Verde. Nos últimos dias o problema piorou devido a falta de médico no única Unidade Básica de Saúde (UBS) que atende mais de 1500 famílias.

"Meu neném está com um problema no intestino e não consigo consultar"
Tágila Fernanda, de 19 anos. (Foto: AtitudeTO)
No ano passado o Campo Bello I recebeu 500 famílias e o Morada Verde recebeu no mês de fevereiro deste ano 500 famílias. O problema é que os dois Residências não receberam escolas, nem Postos de Saúde e todo os serviços acumulam em uma única Unidade Básica de Saúde e na Escola Ulisses Guimarães no setor Parque das Acácias.

“O atendimento aqui está precário. Tem dias que tem médicos e em outra vez não tem. Hoje mesmo não estão marcando consulta. Ás vezes marcam na segunda-feira e a consulta sai na sexta-feira. Meu neném está com um problema no intestino e não consigo consultar aqui e se eu for em outro postinho eles não consultam porque se eu moro no Parque das Acácias, mas não tem atendimento, como é que faz”, reclama a mãe Tágila Fernanda, de 19 anos.

Os moradores reclamam também da demora na realização de exames. “No ano passado o médico passou alguns pedidos exames e deixei aqui para autorizar pelo Posto de Saúde e até hoje ninguém sabe onde foi parar os pedidos de exames. Fui na secretaria de saúde e lá também não está. Estive aqui no Posto de Saúde por várias vezes e nunca acharam os exames. Com o meu filho foi a mesma coisa. Nós deixamos o pedido de hemograma completo e eles nunca autorizaram”, reclamou a moradora do Parque das Acácias, Ivamara Lima Silva.

A mesma reclamação se repete nos setores vizinhos. “Estou esperando o meu marido chegar para que eu possa ir à UPA porque no Postinho eles falam que não tem médicos. Que postinho é esse que não tem nenhum médico e quando a gente consegue uma consulta o pedido de exame nunca é liberado. Acabei trazendo os pedidos de exames e guardando dentro de casa. Se eles não querem atender a gente, então largo de mão e nem vou mais lá”, reclamou uma moradora do Residencial Morada Verde que pediu para ficar no anonimato.

Foto: Divulgação/AtitudeTO
No Residencial Campo Bello encontramos a dona de casa, Maria Francisca Rodrigues Segurado, 44 anos, deitada em um sofá com muito dor na cabeça. “Eu tomo remédio controlado e sou paciente do Dr. Solimar no CAPS. Ele pediu para que a médica do Posto de Saúde me acompanhar e já se passaram três semanas e a médica não prescreveu a receita para mim. Estou sem tomar os remédios e sem dormir e com muita dor de cabeça porque ela não quis prescrever a receita para mim”, disse Maria Francisca.

Segundo Lorena Gonçalves, responsável pela atenção básica da Secretaria Municipal de Saúde a substituição da médica no Posto de Saúde do Parque das Acácias já está sendo providenciada. “A Dra saiu na sexta-feira para fazer uma residência, mas já estamos providenciando um médico para lá. Estamos atendendo toda a clientela (dos Residenciais Campo Bello e Morada Verde) que não está tendo abrangência. Em qualquer local que eles forem em Gurupi eles serão atendidos”, disse Lorena Gonçalves.

Administrador

Buscar informá-lo com o melhor é nosssa missão. Encontre-nos também via facebook em fb.com/Enquandoissoemgurupi.

0 comentários:

Postar um comentário

Obs.:
O blog Enquanto Isso coloca este espaço à disposição de todos que queiram opinar ou discutir sobre os assuntos que tratam nossas matérias. Partilhe suas opiniões de forma responsável e educada e respeite a opinião dos demais. Contamos com a educação e bom senso dos nossos internautas para que este espaço continue sendo um ambiente agradável e democrático. Obrigado.

 

Copyright @ 2013 Enquanto isso!.

Designed by Templateism | Personalized by Mundo Informal